Por ANDRÉ OURIX

Uma grande responsabilidade. Com muitas criticas nas costas e expectativas de muitos fãs. Marcado para ser fracasso total, ou o resgate da serie. Assim foi produzido treze homens e um novo segredo, que antes de mais nada foi bom, melhorando muitos aspectos em relação ao segundo, mantendo a coerencia da serie.
No inicio do filme, nos deparamos com muitas lembranças da sequencia 12 homens, quando em dialogos secos e bem curtos, ficamos sabendo que tess e isabel não estarão estrelando o filme (mesmo ja sabendo que elas não estrelariam o filme: coisas do cinema moderno, onde atraves dos trailers podemos saber de muitas coisas, por isso acho os filmes antigos encantadores), onde, paramos para pensar de como na sequencia 12 homens, as personagens foram articuladas de forma que, foram ofuscadas pela entrada de novas, e ate deixadas de lado, como benedict, e outras que apareceram ate demais, sem fazer sentido ao filme, como isabel (mesmo atuando muito bem).
No aspecto da dramaturgia o filme foi bom, acho que não teve nenhum reves em questão de protagonistas e coadjuvantes. O grupo dos onze de Danny ocean aparece bem mais, e as atuações estão muito boas, com muita inrreverencia e sofisticação.

O que dizer do roteiro? Bem, acho que a tematica do filme é bem sugestiva, onde só pode nos levar a assaltos grandiosos, impossiveis e irrealizaveis. Aqui, nos deparamos com a entrada de uma nova personagem, Willy bank, que sera o novo alvo dos grandiosos ladroes. O motivo é que deixa o filme legal: vingança. Isso mostra em ocean e demais uma amizade sem igual, mostrando que a união faz a eficiencia. Com poucos recursos de não-linearidade, o filme ficou de mais facil compreensão, o que foi um dos pontos fortes do filme. Os dialogos fivaram mais curtos e com mais humor incutido, o que descontrai essa comedia policial, onde poucas obtem exito.
Contribui para o aspecto tecnico, uma montagem normal, nem mal feita, e nem com exageros, mantendo o filme movimentado e animado; o uso de planos PPP foram essenciais para acentuar o clima de tensão que percorre todo o filme, principalmente na hora da execução do plano; o diretor faz um trabalho normal, utilizando as cameras muito bem, dosando os planos gerais com especificos, fazendo uma movimentação de cameras legal. Mas a alma do filme é a trilha sonora, que deixa o filme com uma vivacidade enorme, deixando-o refinado e sofisticado, elegante e ao mesmo tempo alegre, que é o intuito da obra.
Vendo por essa perspectiva, podemos dizer que treze homens é uma pelicula divertidissima, desconsiderando o fato de ser comercial, afinal, todo o filme tem um pouco disso e tambem por não ser um grande blockbuster de arrasar quarteirão. acho que o filme fica na media, e vai agradar a muitos que pensaram: a trilogia vai terminar um fracasso. E não foi isso o que aconteceu...
3 comentários:
Escorrega no finalzinho, mas é inteligente e engraçado o bastante para se sair do cinema muito satisfeito
É ótimo quando uma trilogia se finaliza bem!
O que não foi o caso de muitos deste ano...(como Shrek, Spider...).
Eu nunca gostei deste tipo de filme, por isto vi o primeiro filme e ainda não vi o dois, mas pretendo ver...
Abraço
http://eco-social.blogspot.com/
Como o André falou o filme está causando grande expectativa para aqueles que gostaram dos primeiros, particularmente espero não me decepcionar com essa sequência, já que é o mal da maioria delas.
Postar um comentário