quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Amizade,esperança e aspirinas

Por: Djanira Gomes - Lilianne Jerônimo - Mirvan Lúcio - Vanessa Leite


Fugir de uma realidade desumana e procurar uma vida melhor longe do seu lugar. Foi enfrentando esse desafio, que o alemão Johann (Peter Ketnath) e o nordestino Ranulpho (João Miguel) se conheceram. Johann fugia do derramamento de sangue da Segunda Guerra Mundial. Para isso, ele percorria o Brasil em um caminhão velho vendendo Aspirina – “o fim de todos os males” – e fazendo propagando do seu produto através de filmes exibidos em um cinema improvisado. Já Ranulpho, fugia do sol quente e da falta de água típicos do Sertão paraibano, seguindo rumo ao Rio de Janeiro.

O filme Cinema Aspirinas e Urubus (2005), do diretor Marcelo Gomes, pega carona na história desses dois personagens para levar ao público uma mensagem onde a esperança de uma vida melhor serve de motivação para uma longa jornada, cheia de surpresas.

Essa aspiração por uma mudança de vida também fica explicita no drama vivido por Jovelina (Hermila Guedes), que, depois de ser expulsa de casa pelo pai, vai tentar sobreviver em Recife, na companhia de sua irmã. Ou no grande número de pessoas que buscavam novos horizontes partindo para a Amazônia em busca de melhores oportunidades trabalhando nos seringais.
Embora seja ambientado na década de 40, o longa mostra uma realidade que, ainda hoje, se encontra ativa no Brasil, a migração para os grandes centros à procura de melhores condições de vida. Apesar de o fluxo ter diminuído bastante, influenciado principalmente pelo desemprego, violência e auto custo de vida nas capitais, muitos brasileiros ainda sonham em conseguir um lugar ao sol deixando sua cidade natal e partindo para as grandes cidades.

Johann faz o caminho oposto, sai da região Sudeste e vem para Nordeste na esperança de escapar dos campos de concentração e das notícias da guerra. Ele também almeja uma vida nova, longe da dura e violenta realidade vivida pela sua família na Alemanha. Assim como fizeram muitos outros europeus durante o período da Segunda Grande Guerra.

Filmes ambientados na região Nordeste, além de mostrar a miséria e seca, também dão ênfase à esperança e a coragem do nordestino. Cinema Aspirinas e Urubus é filme que traz também a generosidade do povo nordestino, sempre pronto a ajudar a quem necessita. Por mais que as condições sejam poucas e as dificuldades sejam grandes, o sertanejo tem como marca forte a disposição de ajudar. Isso é marcante no filme, quando Johann é picado por uma cobra é acolhido em casa por uma família que mal tinha como se sustentar ou nas vezes em que ele precisou de água e que, mesmo na seca, lhe deram de beber.

O longa vai além de um filme que conta a história de dois viajantes. Ele traduz os anseios de um povo que sonha com uma vida melhor, e que, mesmo enfrentando diversas barreiras, tentam novas oportunidades.


6 comentários:

Ricardo Nespoli disse...

Taí um filme muito bonito e que me surpreendeu bastante, conta das desigualdades de uma forma muito diferente, que apesar de sutil é bem pesado... Gostei mesmo...

PS: Dá uma passada n'O Cara da Locadora (www.ocaradalocadora.com.br), disponibilizamos um calendário de 2009 estilizado, com imagens e informações de 12 filmes brasileiros, vai lá e nos diga o que achou...

Wiliam Domingos disse...

O considero um dos melhores filmes nacionais!
História simples, bem desenrolada e com muita sinceridade.
Boa passagem de ano!!!
Até mais,
e depois passem no Eco...voltei a atualizar!

Blog Curtas disse...

Muito bom texto! ótimo filme e adorei o blog!

Beijos

Wallace Andrioli Guedes disse...

Olá! Indiquei o Cine Ôba para um selo. Vejam as regras lá no meu blog ...
Abraços!

Marcos disse...

Olá André, Flávio, Gustavo e Mob,

Sou leitor do Cine Ôba! e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total - assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Cine Ôba!.

Se vocês gostarem do site, também peço que coloquem um link para ele na seção "CINEÔBA! INDICA OS SITES" do Cine Ôba!.

Se vocês quiserem, me mandem um email quando criarem a conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,
Marcos

Vinícius Lemos disse...

Fala galera!
apenas para avisar que escolhi o Cine Ôba como um dos blogs maneiros!
depois dêem uma olhada no Cinefilia.

Abraços

Vinícius Lemos
Blog Cinefilia