domingo, 16 de novembro de 2008

VIDAS ENCARCERADAS

Por: Amanda Katiuscia, Ilksa Nóbrega, Raynério e Rosa Élida

Os avanços tecnológicos juntamente com os meios de comunicações de massa, contribuíram para a formação de uma sociedade heterogênea.

O mundo tornou-se uma aldeia global, sem fronteiras, onde as pessoas passaram a ter acesso a culturas, como também a informações de todas as partes do mundo, causando então uma transformação no modo de pensar e agir de cada cidadão. Estas mudanças são resultado da evolução dos meios de comunicação, como exemplo: jornal, revista, televisão, rádio e principalmente a Internet, que com tantas variedades de informações, deixou os indivíduos confusos do que realmente almejam para seu futuro.

Tornaram-se seres "alienados", dando prioridade apenas a questões banais, esquecendo o que é fundamental para uma sociedade digna de seus princípios. Onde o individualismo é quem conduzem para o isolamento e distanciamento muitas vezes sem volta, resultando em pessoas totalmente fechadas umas para com as outras, passando a viver apenas de ilusões e ansiedades.

Este fato é muito bem retratado no documentário Edifício Master de Eduardo Coutinho. Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Foram entrevistados 37 moradores e assim, o documentário conta a história de pessoas comuns, não famosas, com bastante conhecimento e experiências de vida, com histórias impressionantes que poderiam ser divididas entre elas, mas isso não acontece, porque algumas já se acostumaram a viverem isoladas e as demais até gostariam de interagir, mais sentem medo de aproximar-se, por não ter idéia da reação que poderia causar.

Será que a educação e a delicadeza estão perdendo espaço para a vulgaridade e para a falta de respeito ao próximo?, Portanto, não podemos deixar que a essência da vida seja levada pela aparência destruidora, sendo assim, devemos fazer nossa parte, contribuindo para formação de uma sociedade de mentes saudáveis e compreensíveis.

3 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Eu nunca gostei muito de documentários, mas o meu interesse em "Edifício Master" reside na pessoa por trás da direção. Ao ver pelos elogios, Eduardo Coutinho deve ser um grande cineasta.

pseudo-autor disse...

Por incrível que pareça, ainda não tive oportunidade de ver Edifício Master (o que é praticamente um crime em se tratando de uma obra do Eduardo Coutinho, uma lenda do gênero documentário). Está na minha lista, mas tenho andado com a agenda tão corrida que me recuso a alugá-lo pra ver às pressas. Quero seja uma experiência agradável!

Cultura? Literatura? Informação:

http://robertoqueiroz.wordpress.com
http://pequenos-takes.blogspot.com

Rafael Carvalho disse...

Edifício Master é um grande documentário e mostra o quanto o Eduardo Coutinho tem a incrível habilidade de extrair depoismentos fascinantes de seus entrevistados. Coisa de mestre. As pessoas fechadas num edífio em Copacabana mostram que existem vidas ali, cada uma com seus problemas, anseios, sucessos e derrotas. A vida dos outros nunca foi tão interessante!