terça-feira, 15 de abril de 2008

Paranoid Park

Por: Mob Cranb



Talvez muita gente não vai gostar da minha resenha sobre PARANOID PARK (filme de Gus Van Sant - diretor do excelente Elefante) mas, depois de vários esboços de resenha, essa foi a melhor conclusão que cheguei, tanto sobre o filme quanto sobre o diretor:


Não há moralidade no filme de Gus Van Sant. Há apenas redenção e esta não se encontra explicita!


História do filme:

Paranoid Park gira em torno de um adolescente skatista de 16 anos. Certo dia, Alex mata acidentalmente um agente de segurança nas proximidades de Paranoid Park, área em Portland onde skatistas treinam suas manobras. Alex decide não contar o que aconteceu a ninguém. Mas a sua vida, antes bastante normal, entra numa espiral de confusão, estratégias de acobertamento e culpa.

8 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Aparenta ser um filme ótimo, pelo menos para quem compreende a mentalidade do Gus ou procura entender seus filmes e entra no ritmo deles... eu sou fã do cara e com certeza devo curti-lo...
abraços!!!

Cine Ôba! disse...

Com certeza Rodrigo. Acho que esse é o mais "menos comercial" do Gus, se é que já teve algum mais comercial..rs

Mob

Wiliam Domingos disse...

O que você disse é meio raso de se entender para um filme...como o Rodrigo disse, para quem entende a mentalidade do Gus quase sempre suas obras são de valer!
Vou conferir...
abraço

Robson Saldanha disse...

A sinopse não me atrai, sinceramente!

=P

Gustavo H.R. disse...

Dos filmes mais "puros", experimentais de Van Sant só vi ELEFANTE. Esse parece ter colhido tantos elogios quanto, exceto a polêmica.

Rafael Carvalho disse...

Ei galera do Cine Ôba, firmeza? Eu dei uma sumida da net mas já estou de volta e também voltei a atualizar o blog, depois dêem uma passada lá.

O que me agrada nos filmes do Van Sant é a pouca interferência do diretor na história. É mais uma investigação distanciada da vida do jovem e no caso específico desse filme, do jovem que parece perder sua inocência diante da "crueldade" da vida. Dessa forma, não há julgamentos, mas sim recortes de momentos que muito podem achar monótonos e vazios, mas que às vezes são cheios de significados. Abraço Mob!!!!

Alex Gonçalves disse...

Mob, como vai?

Olha, confesso que esta fase da qual Van Sant anda percorrendo não está me deixando muito contente. Até gosto de "Elefante", mas "Últimos Dias" foi um filme extremamente irritante para mim. Espero que este "Paranoid Park" tenha mais alma, emoções.

Alex Gonçalves
www.cineresenhas.wordpress.com

Unknown disse...

Bom, eu não entendi a sua conclusão. Minha opinião: depois de Elefante, o melhor de Van Sant - que se tornou um cineasta muito mais interessante com o passar do tempo.

Abs!