sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A mediocridade humana

Por: Mob Cranb
Baixio das Bestas (2007) tem gerado sentimentos opostos por onde passa. Dirigido pelo pernambucano Cláudio Assis, o filme traz no elenco a atriz Dira Paes ao lado de Matheus Nachtergaele e Caio Blat, Hérmila Guedes e Marcélia Cartaxo.

O diretor, depois de mostrar a miséria humana (em todos os sentidos) na metróple (Amarelo manga), agora parte para a zona rural para mostrar que, lá também há város tipos de explorações e que, não existe nada mais em que possamos acreditar, ter esperança pois, como diz um dos personagens, "o mundo está podre".



Contendo fortes cenas de violência e conteúdo inadequado para menores de 18 anos, o filme se passa na Zona da Mata de Pernambuco, em uma pequena cidade rural circundada por plantações de cana-de-açúcar. A menina Auxiliadora (Mariah Teixeira), de 16 anos, é explorada e mantida dentro de casa pelo avô, seu Heitor (Fernando Teixeira). Em algumas noites, o avô a leva ao posto de gasolina local, próximo à igreja, para expô-la nua e cobrar dinheiro dos homens que querem vê-la.

Na cidade, o agroboy Everardo (Matheus Nachtergaele) junta-se a Cícero (Caio Blat), estudante no Recife que retorna aos fins de semana para ficar com a família. Com sua turma, eles promovem orgias regadas a muita violência no bordel local, a casa de dona Margarida (Conceição Camarotti), onde trabalham as prostitutas Dora (Dira Paes), Bela (Hermila Guedes) e Ceiça (Marcélia Cartaxo).

Dira Paes está muito boa no filme, o que comprova novamente que é uma boa atriz sendo má aproveitada na rede Globo. Ela protagoniza algumas das cenas mais fortes de "Baixio das Bestas". Sua personagem, a prostituta Dora, é violentada pelos agroboys Everardo e Cícero. Assim como Amarelo Manga, este é um filme que se ama ou odeia. Caso você não assistiu ainda, vá sabendo que o filme é muito forte e, por favor, não leve pipoca ou refrigerante, possivelmente você vai colocar o que comeu para fora.


2 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

Tive a oportunidade de conferir em um evento de cinema que teve em minha cidade e é exatamente isso q vc falou.É indigesto.Mas nem por isso deixa de ter suas qualidades.É para estomagos fortes.Brutal.Me remete a primeira vez q assisti Irreversível.É cinema q choca mas com efici~encia.A questão feminina é tratada com precisão e maestris.De fato Dira Paes está excelente!

Wiliam Domingos disse...

Nos cines sei que não vou ter a oportunidade de assistir...mas quero mtoo ver, vou tentar baixar!
Adoro filmes sobre a podridão humana!
Filmes sujos e etc...
rsrsr
Abraço!