terça-feira, 6 de março de 2007

Obrigado por fumar



Esta maravilhosa comédia conta a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart - Dália Negra), um porta voz defensor da indústria tabagista, e suas artimanhas na tentativa melhorar - ou apenas maquiar - a imagem do cigarro e seus fabricantes,mesmo sendo alvo do ódio e do desprezo da sociedade.Para isso Nick tem como arma a sua ótima oratória e seu grande poder de persuasão.

O filme põe o dedo na ferida do comércio de cigarros sem pieguices ou usos de fórmulas manjadas em filmes de denúncias, pelo contrario, age de forma simples e com um cinismo bem dosado, deixando a trama divertida e envolvente. Outro fator positivo no filme é o modo de como é narrado (pelo próprio Nick) e da maneira irreverente de como são apresentados algumas personagens e partes menores, mas não menos importantes do filme. O ar explicativo possui características de documentário, não diminuindo a comédia, apenas dando-lhe um toque mais sofisticado.

A qualidade do filme eleva-se com as boas atuações de Katie Holmes (Batman Begins), que vive uma repórter que usa da sensualidade para conseguir o que quer; Robert Duvall, que mesmo aparecendo pouco, mantem-se impecável; e William H. Macy (Magnólia), que vive um excêntrico senador e combatente fervoroso do cigarro, e por tabela, acaba sendo o grande inimigo do nosso protagonista.

Após assistirmos a este filme, é impossível olhar para um simples maço de cigarros com os mesmos olhos.Vale a pena assisti-lo!

Por Gustavo Madruga

2 comentários:

Anônimo disse...

Um filme que não teve muita divulgação (é fácil saber o porquê, atinge diretamente os fabricantes de cigarros)mas, fiquei curioso para ver. Valeu a dica.

Unknown disse...

ainda não assisti, mas dever ser uma comédia interessante...e ainda mais envolvendo um assunto bem particular no Brasil, onde essa bagunça pra liberar o comércio da maconha é barrado, mas a fábrica de cigarros que destróem mais e mais pulmões por aí está funcionando!!! Será que o cigarro também não é uma droga...literalmente SIM (pelo menos pra mim!!)